Apresentação
As atividades da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) no ano de 2011 foram marcadas pela atuação em sintonia com a crescente importância da diplomacia como mecanismo estratégico para o fortalecimento do Brasil no cenário internacional.
No decorrer do ano houve intensa produção legislativa marcada por diversas atividades. Números revelam o empenho desta Comissão na Câmara dos Deputados. Em 32 sessões ordinárias deliberativas, foram apreciadas mais de 67 matérias, entre Mensagens, Projetos de Lei e Requerimentos.
A comissão teve, também, a oportunidade de tratar de diversos assuntos relevantes em prol do País, tais como: relações diplomáticas, econômicas, comerciais, culturais e científicas com outros países; a política externa brasileira; tratados, atos, acordos e convênios internacionais; emigração e imigração, estudos estratégicos e atividades de informação e contrainformação; ações das Forças Armadas no Brasil e no mundo; assuntos referentes à faixa de fronteira e aos direitos marítimos, aeronáuticos e espaciais.
Sob minha gestão, a CREDN convocou 14 audiências públicas, entre elas com os ministros de Relações Exteriores, da Defesa Nacional, da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Especial da Aviação Civil, quando eu e o Colegiado, tivemos a oportunidade de debater e encaminhar propostas fundamentais no campo das relações internacionais e da defesa nacional brasileira, inclusive a adoção de mecanismos que posicionem o País em posição de protagonista no âmbito das relações multilaterais.
Na mesma linha, foram de suma importância as viagens oficiais feitas por mim e pelos membros desta Comissão, uma vez que pudemos conhecer novos sistemas de governabilidade e de diplomacia legislativa, além de contribuirmos para a afirmação do nome do Brasil no exterior. Além disso, recebi no gabinete da presidência da CREDN dezenas de visitas oficiais de autoridades de diversos países, concretizando o importante crescimento do Brasil no cenário mundial, assim como a relevância do Poder Legislativo como interlocutor para o tratamento de assuntos relevantes das relações internacionais.
Em momento, quero destacar que o êxito dos trabalhos foi alcançado pela participação efetiva de todos os parlamentares integrantes desse Colegiado, que ao longo do ano puderam dar a sua parcela de contribuição nos debates de alto nível que aqui ocorreram. Aproveito o ensejo para parabenizar a equipe de funcionários da Comissão pela aptidão, pela excelência e pela presteza no exercício de suas funções. Encerro o comando da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional desta Casa, com o sentimento de dever cumprido e com a satisfação exitosa dos trabalhos realizados. Foi com grande honra e exultação que recebi no início do ano a escolha do meu nome para presidir este Órgão, e hoje, ao final dos trabalhos legislativos, encerro com a mesma alegria acrescida da satisfação de ter colaborado ativamente para o balanço positivo apresentado pela CREDN neste final de ano.
Deixo aqui meus sinceros votos para que a nova presidência da CREDN possa dar segmento aos trabalhos realizados, e assim concretizar o papel relevante do Brasil no cenário global.
Não tenho dúvidas de que a CREDN, na esfera do Poder Legislativo, estará sempre à altura dos iminentes desafios e irá propor que o Brasil possa cada dia mais exercer um papel de destaque no mundo.
Deputado Carlos Alberto Leréia
Presidente
Os 30 anos de vida pública do mais polêmico candidato à presidência do Brasil em 2018. Inclui sua biografia, comissões, cargos políticos, filiações partidárias, projetos e declarações públicas.