Os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, durante a terceira Sessão Legislativa da 53ª Legislatura, no período de março a outubro de 2005 foram marcados por intensas atividades, tanto na discussão de proposições, quanto na realização de audiências públicas e seminários, ligados aos setores de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional teve momentos marcantes durante o ano de 2005 (incluindo a criação de página própria na Web, pelo Portal da Câmara dos Deputados), pela qualidade dos debates centrados em matérias de interesse nacional e em questões externas, muitas vezes polêmicas, mas que exigiam efetivo posicionamento, condizente com os objetivos da política externa do País.
PROJETOS DE DECRETOS LEGISLATIVOS APRECIADOS EM 2005
JAIR BOLSONARO
"solicita, nos termos do art. 117, inciso XIX e § 4º, do Regimento Interno, encaminhar para registro nos Anais desta Casa, voto de louvor ao Presidente da Indonésia, o Senhor Susilo Bambang Yudhoyono, em razão da condenação à pena de morte determinada pela Justiça de seu país, para o traficante de drogas brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira".
“requer que esta Comissão solicite ao Tribunal de Contas da União auditoria operacional, financeira e contábil nas contas da Gerência Regional de Administração do Rio de Janeiro, órgão da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração, do Ministério da Fazenda". Resultado:aprovado, em 14/09/2005
MENSAGENS DO PODER EXECUTIVO APRECIADAS EM 2005
JAIR BOLSONARO
"submete à consideração do Congresso Nacional o texto de Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Croácia sobre a Isenção Parcial de Vistos para Portadores de Passaportes Comuns, celebrado em Zagreb, em 25 de fevereiro de 2005". Resultado: aprovado o Parecer, por unanimidade, em 09/11/2005.
Os 30 anos de vida pública do mais polêmico candidato à presidência do Brasil em 2018. Inclui sua biografia, comissões, cargos políticos, filiações partidárias, projetos e declarações públicas.