No dia 2 de janeiro de 2019, a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, gerou polêmica ao dizer que pretendia acabar com o "abuso da doutrinação ideológica de crianças e adolescentes no Brasil" e que a "revolução estava apenas começando".
Outro trecho do discurso que gerou grande repercussão nas redes sociais e na imprensa foi a frase na qual Damares afirmou que "menino veste azul e menina veste rosa", que gerou protestos de defensores dos direitos LGBT. Segundo a ministra, seu objetivo foi fazer uma declaração contra o que chama de "ideologia de gênero", referindo-se à sexualidade das crianças.
Em maio, a ministra fez outra declaração polêmica ao dizer que gostaria que a abstinência sexual fosse um tema abordado nas escolas. Em entrevista à BBC Brasil, Damares disse que tratar da questão poderia evitar a infecção de jovens pelo vírus HIV e a gravidez precoce.
Damares Alves
Os 30 anos de vida pública do mais polêmico candidato à presidência do Brasil em 2018. Inclui sua biografia, comissões, cargos políticos, filiações partidárias, projetos e declarações públicas.