Final Taça de Portugal 2017
Taça de Portugal de 2016–17
A Taça de Portugal de 2016–17 (conhecida por Taça de Portugal Placard de 2016-17 por motivos de patrocínio) foi a 77ª edição da Taça de Portugal. É disputada por 114 equipas dos 3 campeonatos nacionais, mais 41 representantes dos Campeonatos Distritais.
O SC Braga, detentor anterior do troféu, foi eliminado nos oitavos-de-final após derrota com o Covilhã por 2–1.
A final foi disputada a 28 de maio de 2017, no Estádio Nacional, entre o Benfica e o Vitória de Guimarães. O Benfica venceu a partida por 2-1, conquistando assim a 26ª Taça de Portugal da sua história.
Formato
Na edição de 2015-16 foram introduzidas algumas alterações, tendo sido alargado o número de participantes vindos dos Distritais, a introdução da repescagem por sorteio de equipa derrotas acabando-se com clubes isentos, e a obrigatoriedade de os clubes das Ligas profissionais terem de disputar a primeira eliminatória em que participam contra equipas de divisões inferiores e na condição de visitantes.
Tal como nas edições anteriores, a competição será disputada em 7 eliminatórias sucessivas até à Final. Os 79 clubes participantes do Campeonato de Portugal e os 41 representantes dos Distritais participam na 1ª Eliminatória. Na 2ª eliminatória, os participantes da Segunda Liga juntam-se aos apurados da 1ª eliminatória. Na 3ª eliminatória, os participantes da Primeira Liga juntam-se aos apurados da 2ª eliminatória.
As meias finais são disputadas a duas mãos, ao contrário das restantes eliminatórias disputadas num único jogo (com recurso a prolongamento e desempate por grandes penalidades, se necessário). A final é disputada em terreno neutro, no Estádio Nacional do Jamor em Oeiras.